Muitos se preocupam com o que comer. Alguns preocupam-se em aproveitar a época para dar aquela fugidinha da dieta, enquanto outros preocupam-se com o resultado ao fim destas comemorações, tanto na balança quanto na saúde.
Os pratos natalinos, em sua maioria, são recheados de gorduras e açúcares, nutrientes que contribuem significativamente para o aumento das gordurinhas indesejáveis, alterações nos níveis lipídicos (colesterol, triglicerídeos) e, conseqüentemente, redobram-se as atenções ao coração. A escolha dos ingredientes e pequenas mudanças no preparo das receitas poderá garantir uma redução nas calorias dos pratos, além de torná-los mais saudáveis. Segue abaixo algumas dicas:
Evite os molhos de saladas e sobremesas a base de creme de leite ou maionese. Prefira utilizar iogurte desnatado.
Na hora de escolher qual carne servir, opte pelas aves assadas, como o peru e o chester. Retire as peles (ricas em colesterol) e evite as partes gordas (asa, costelas). Se no cardápio não puder faltar carne bovina ou suína, não esqueça de retirar a capa de gordura localizada na parte externa da carne.
Rabanadas, mousses, sorvetes, tortas e pavês são ricos em calorias e devem ser consumidos com moderação. Dê preferência a sobremesas a base de frutas. No caso de consumir as sobremesas mais calóricas já citadas, opte por utilizar ingredientes com menor valor calórico e menor teor de gordura, como leite desnatado, margarina light, açúcar magro,iogurte desnatado, o que torna a sobremesa light.
Não é necessário se privar, somente manter o controle. Atenção primeiramente a quantidade de comida que preparar para sua ceia, para que não haja um consumo prolongado dos alimentos natalinos durante a semana.
Atenção também à quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas, porque o álcool é o segundo maior fornecedor de calorias, só perdendo para as gorduras (em que se inclui o azeite) .
No dia seguinte, aproveite a parte da manhã ou da tarde para dar uma caminhada.Com essa iniciativa você vai seguramente sentir-se melhor e tirar o peso da culpa de ter exagerado na alimentação. Bom mesmo seria que começasse a fazê-lo 3 a 4 vezes por semana e pelo menos durante 40 minutos.
Cuidado com as oleaginosas como: nozes, castanhas, pois apesar de serem alimentos com boa qualidade nutricional, são bastante calóricos.






0 comentários:
Postar um comentário